Hora de dormir

Você sabia que uma criança de até 10 anos precisa dormir ao menos 10 horas por noite? A ciência já comprovou que o cérebro dos pequenos ainda está imaturo, por isso eles precisam de mais horas de descanso.
“Enquanto a criança dorme, tudo que ela aprendeu é registrado e assimilado pela memória. Dormir é muito importante para a saúde do cérebro”, afirma a psicopedagoga Maria Irene Maluf, coordenadora do curso de neuropedagogia do Instituto Saber Cultura, de São Paulo (SP).


Por isso, se seu filho acorda às seis da manhã para ir à escola, ele precisa estar na cama às oito da noite. Em meio a videogames e desenhos a toda hora na TV por assinatura, garantir o soninho dos pequenos exige paciência, disciplina e bastante diálogo.
Para estimular o hábito, desde sempre os pais devem estipular um horário para o filho estar na cama. “Estabelecer normas e horários para as diferentes atividades não é pernicioso para a criança, ao contrário. Todas precisam ter hora para acordar, brincar, tomar banho, fazer as refeições e os deveres de casa”. Além disso se o pequeno dorme cedo os pais têm tempo para se curtir, o que é essencial à vida familiar.
Se seu filho bate o pé na hora de dormir a dica é fazer uso de rituais que ajudam na construção do hábito: tomar banho, colocar o pijama e o chinelinho, beber um leite quentinho, escovar os dentes e ir para a cama, por exemplo. Se a mãe puder contar uma história com a criança já nos lençóis, melhor ainda. Com o tempo, ela irá se acostumar a dormir sempre no mesmo horário.
Para os menores, uma mantinha ou bichinho de pelúcia são ótimos aliados. “O objeto é uma
forma de acolhimento bem-estar que lembra a mãe e a hora de dormir”, afirma a psicopedagoga.

Fonte: Klin

1 comentários :

  1. penelope e sara a modelo disse... :

    eu e mminha amiga quer comcorrer o ssorteio da
    RI HAPPY

Postar um comentário